Nori Lucio Jr October 1, 2018 Gestão de Negócios, Plano de Negócios
Criar uma estratégia de marketing de conteúdo – content marketing – significa na prática, determinar a narrativa da marca no seu processo continuo de expansão.
Nunca confunda uma estratégia de marketing de conteúdo elaborada especificamente para uma determinada persona com táticas aleatórias e assíncronas de comunicação do tipo “postar” no facebook, Instagram e blogs.
Não é uma boa decisão terceirizar sua estratégia central de marketing para:
- Agências ou profissionais liberais que criam posts e banners
- Profissionais desatualizados e mal preparados. O marketing vem sofrendo mudanças profundas no conceito e na sistemática de execução de programas e jornadas
- Profissionais ainda em fase desenvolvimento profissional
Identificado o público alvo – persona – a fase de planejamento do editorial deverá focar exclusivamente nas áreas de interesse previamente identificadas. O conteúdo, além da qualidade impecável, sempre que possível deverá ser assinado por um especialista – luminaire.
O conjunto dos conteúdos desenvolvidos sobre o editorial planejado para o mês deverá esclarecer as dúvidas das personas de forma factual. A síntese também é essencial para que o conteúdo seja consumido de forma ativa, por exemplo, “10 passos para construção de um planejamento estratégico eficaz.”
Quanto ao formato que será utilizado para comunicar o conteúdo, existem dois:
- Conteúdo ativo – Quando não há distração. Um texto, por exemplo, exige que a persona leia e interprete.
- Conteúdo passivo – Um vídeo ou áudio permite que a persona faça algo simultaneamente. Ou seja, alguma outra coisa concorre com a absorção e interpretação. Por exemplo, ouvir um áudio no carro enquanto dirige.
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