Nori Lucio Jr December 3, 2020 Planejamento Estratégico
Um dos temas mais importantes, relevantes e desafiadores para a perenidade da empresa é sua capacidade de utilizar a tecnologia como sua principal “arma” que tem impacto “fulminante” no diferencial competitivo percebido pelo cliente.
Diferencial competitivo tem 2 perspectivas:
- Rentabilidade. porque a empresa que tem seus processos – workflow – bem definidos, automatizados e descentralizados e consegue conquistar excelência operacional sem contratar um batalhão de empregados de baixa qualificação. O usual e famoso ”contrata alguém para me ajudar”
- Proposta de Valor. seu cliente só é leal a sua empresa quando você aplica tecnologia no seu negócio. Como consequência isso impacta também no negócios do cliente e, se estende impactando no negócio do cliente… do cliente formando cascata. Está confuso ? – É sinal que você está longe do seu cliente e mais longe ainda de oferecer uma proposta de valor que não seja o menor preço.
Masterizar a produtividade individual e em grupo
Os sistemas de gestão chamados ERPs nasceram para que 100% dos processos internos – workflow – fossem automatizados e descentralizados. A Transformação Digital interna das empresas não é novidade e existem desde quando o nosso vizinho programava esses sistemas de gestão na “mesa da cozinha em casa”. Algum vizinho, foi mais espertinho e criou a Totvs que apesar de gigante, segue o mesmo “conceito do vizinho” desde 1980. Os dias de ERPs como da Totvs ( ou SAP, Oracle …) estão com seus dias contados como qualquer ciclo de produto ou serviço que serviu muito bem durante um determinado período de tempo.
A evolução dos Apps no formato SaaS – software as a service – é surpreendente.Todo dia nasce uma solução específica melhor que a anterior e ainda mais intuitiva para o usuário final que além de não precisar de treinamento, carrega o sistema para qualquer lugar em seus dispositivos móveis.
O grande diferencial desses aplicativos é a facilidade de implantação que na maioria das vezes é instantânea. Além da impecável automação dos fluxos de trabalho – workflow – também permitem a produtividade em grupo, por exemplo. Qualquer um pode acompanhar o CRM de onde estiver via “PipeDrive” ou qualquer um pode acompanhar o andamento de um projeto via “Trello”.
Assim que sua empresa recruta a equipe multidisciplinar que executará seus projetos estratégicos descritos e conectados via mapa estratégico, não existirá mais o “caderninho sobre a mesa”, e-mail, WhatsApp, follow-up, atrasos, “eu não sabia” ou “eu não recebi”. O “saco de desculpas” simplesmente desaparecerá dando lugar ao ritmo de execução.
Conquistar excelência operacional
Um outro aspecto importante da Transformação Digital é a certeza da conquista da tão sonhada excelência operacional. É o enterro definitivo das ultrapassadas, burocráticas e chatas áreas de qualidade que serão transformadas em “Customer Experience”. Não é uma mudança semântica de nomenclatura, é uma mudança de fundamento.
A área de Customer Experience mapeia e monitora o cliente e os Fatores Críticos de Sucesso que impactam na sua satisfação. Na prática, quando um cliente pensa em reclamar, Customer Experience já olha para dentro da empresa e “atira uma pedra” no gestor ofensor ou negligente. O resultado da área de Customer Experience é simplesmente imprescindível para manutenção da satisfação do cliente que impacta diretamente a Marca.
No exemplo. Seguindo a construção do mapa estratégico veja como planejar a perspectiva Transformação Digital com Seus OKRs e respectivos KPIs