Nori Lucio Jr May 7, 2019 Planejamento Estratégico, Gestão de Negócios
Os Valores determinam o protocolo de conduta e atitude entre os colaboradores formando, ao longo do tempo, uma cultura organizacional sólida que ao mesmo tempo que mantém os talentos, também expurga naturalmente aqueles que não se adaptam.
Os Valores tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes.
É de responsabilidade de cada líder da empresa disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia.
Os valores, para que se transformem em cultura organizacional, deverão ser reconhecidos e recompensados sistematicamente.
O diretor executivo deverá ser seu principal patrocinador, oferencendo exemplos a serem seguidos por seus líderes e colaboradores.
A empresa quando conquista a cultura organizacional oferece um ambiente seguro onde lideres trabalham com alegria, dedicação e principalmente criatividade que se propagam por todos os cantos da organização.
Nunca pensam em buscar outras oportunidades de emprego. Perder talentos é extremamente caro para a empresa. Retê-los é um desafio que deve estar no topo das prioridades do diretor executivo e do líder de RH.
“Empresas que não cultivam e que não reconhecem e nem recompensam seus valores, não criam cultura organizacional.”
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
É obrigação do diretor executivo ser o principal exemplo dos valores e portanto, seu disseminador.
Empresas que não tem seus valores definidos ou reforçados, normalmente são empresas centralizadoras (baixa produtividade) e em constante conflito interno, gerando um ambiente de insegurança que aniquila a criatividade.
Seus gestores se “divorciam mentalmente” da empresa. Seus clientes também sentem o clima ruim pela atitude “divorciada” de seus colaboradores e aos poucos vão substituindo sua empresa por outras mais profissionais.
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